Também chamado acúfeno ou tinido (tinnitus, em inglês), é a percepção de um som na orelha ou na cabeça sem que haja uma fonte sonora externa. É um sintoma comum, não uma doença. Alguns estudos chegam a falar que de cada cinco pessoas no mundo, uma vai se queixar de zumbido. No Brasil atinge cerca de 28 milhões de pessoas.

O zumbido na maior parte dos casos tem origem em algum ponto do sistema auditivo, podendo também estar frequentemente associado a algumas condições de saúde como problemas metabólicos, odontológicos ou cardiovasculares.

Segundo uma pesquisa da American Public Health Agency, o zumbido é o terceiro pior sintoma que mais causa incômodo, ficando atrás apenas de dor crônica e tontura intensas e intratáveis. Em casos mais graves o zumbido pode interferir no sono e ou na concentração, causando ansiedade ou até mesmo depressão.

É bom ressaltar que o zumbido raramente está relacionado a causas graves, podendo ter tratamento na maioria dos casos. É necessário um acompanhamento personalizado para que seja escolhido o tratamento mais adequado.

Tipos de Zumbido

A percepção do zumbido é diferente para cada pessoa. Existem diversos sons que são relatados, como: ondas do mar, TV fora do ar, apito, chiado, cigarra, grilo, abelha, cachoeira, motor, sirene, panela de pressão, etc. Inclusive alguns pacientes relatam a existência de mais de um tipo de zumbido no mesmo ouvido. Independente do som percebido o incômodo é real e precisa de acompanhamento.

Causas do Zumbido

Existem diversas causas, provocadas por doenças localizadas no sistema auditivo ou fora dele. A mais comum é a perda de audição que chega a acometer cerca de 90% dos casos. Mesmo leve, ela pode levar ao zumbido. Alterações nas taxas de gorduras e açúcares no sangue, dos hormônios da glândula tireóide, abuso de medicações, exposição excessiva a sons altos, problemas cardiovascular, neurológicos e odontológicos estão entre os diversos fatores que podem causar zumbido. Muitos pacientes chegam a ter mais de uma causa, o que explica a grande variedade nos casos desse sintoma.

Diagnóstico do zumbido

É necessário conhecer as particularidades de cada um, o estilo de vida pessoal e profissional, doenças associadas, alimentação e até mesmo genética influenciam o surgimento e avanço do zumbido. É necessário um diagnóstico preciso e personalizado para a escolha do tratamento mais apropriado.

Por meio de exames complementares, o otorrinolaringologista pode diagnosticar e trabalha de maneira multidisciplinar com outros especialistas como fonoaudiólogos, neurologistas, odontólogos, endocrinologistas, ortopedistas e cardiologistas.

Tratamento do zumbido

Como o zumbido é variável e apresenta causas diferentes, então não existe um único caminho para o tratamento. Ele pode ser medicamentoso ou terapêutico, mas é individual e está ligado diretamente a cada um dos fatores causais.

No tratamento é sempre possível melhorar a relação do indivíduo com o zumbido e assim recuperar uma vida tranquila.

TESTE GRÁTIS

EXPERIMENTE AGORA!

Aparelhos auditivos com tecnologia europeia

Os aparelhos auditivos Davitta, além de serem discretos e quase imperceptíveis, identificam sons e reduzem automaticamente barulhos, suavizando sons agudos, proporcionando ao usuário um incrível conforto auditivo.

Pilhas e baterias

Nossas pilhas tem qualidade e garantia. Uma dica interessante: antes de colocar a pilha em seu aparelho, retire o selo e aguarde cerca de um minuto antes de encaixá-la no dispositivo. Pode parecer curioso, mas o contato da bateria com o ar é importante para ativar a sua carga. 🙂

Moldes personalizados

Práticos e seguros, os tampões auriculares são mais do que indispensáveis no dia a dia. Seja no mar, na piscina ou até mesmo na hora de dormir, também protegem a audição e a saúde do ouvido de pessoas com mais sensibilidade, melhor ainda quando eles são personalizados. Faça o seu molde agora!

Assistência técnica para todas as marcas

Ficar sem o aparelho representa um grande prejuízo na sua qualidade de vida ou de seu familiar. Portanto agilidade e qualidade em um eventual reparo é fundamental. Nosso sistema de orçamento é rápido e ágil e o melhor de tudo é que você sabe o quanto pode gastar, na necessidade de reparo após o período de garantia.

UM DETALHE

TODOS OS SENTIDOS

TESTE GRÁTIS

Experimente nossos aparelhos no conforto da sua casa sem custo e sem compromisso!

GANHO DE INSERÇÃO

Exames exclusivos para maximizar o desempenho dos aparelhos auditivos.

PROGRAMA DE ATENDIMENTO VITALÍCIO

Acompanhamento vitalício e sem custo, mesmo após a garantia dos aparelhos auditivos.

VARIEDADE E MARCAS DE EXCELÊNCIA

Trabalhamos com as melhores marcas de aparelhos auditivos e implantes cocleares.

PERDA AUDITIVA

Cada parte do ouvido tem um papel importante no fornecimento de informações sonoras ao cérebro. A perda auditiva é o resultado de danos a uma ou várias partes da orelha externa, a média e interna. Para compreender melhor a perda auditiva, é importante entender a anatomia do ouvido e como a audição funciona.A perda auditiva deve sempre ser diagnosticada por um profissional, como um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista. O profissional irá testar a audição para determinar o tipo e grau da perda. Esses resultados serão ilustrados no audiograma. Há quatro tipos de perda auditiva: A primeira e mais comum é a perda auditiva sensorioneural que resulta da falta ou dano da célula sensorial (célula ciliada) na cóclea. Perda auditiva condutiva descreve qualquer problema na orelha externa ou média que impede que o som seja conduzido adequadamente a orelha interna. Perda auditiva mista é a combinação da perda sensorioneural com a perda condutiva.Finalmente, perda auditiva neural ocorre quando o nervo auditivo não consegue enviar sinais ao cérebro.

MARIA LUIZA

No começo quando coloquei o aparelho foi um pouco difícil a adaptação, mas logo que acostumei eu fiquei dependente dele . É muito bom, é qualidade de vida. Não demore para procurar ajuda, a vida é sonora.

MARIA LUIZA

MARCOS VINÍCIUS

Minha audição melhorou muito e me adaptei muito rápido. Agora entendo as palavras. Recomendo o uso de aparelhos auditivos.

MARCOS VINÍCIUS

JOSÉ EDUARDO

O aparelho muda completamente meu comportamento emocional, melhora meu humor, autoestima e o relacionamento com as pessoas. O aparelho que adquiri na Davitta me ajuda muito no dia a dia.

JOSÉ EDUARDO

CEO