Ajude o seu filho a entender o significado de sons diferentes

Uma vez que seu filho recebeu o implante coclear, ele será apresentado a um mundo maravilhoso, cheio de sons diferentes. Você precisará ajudá-lo a entender o contexto ou o significado desses sons.

Seu filho pode entender que a mamãe diz “ai” quando ela se machuca e diz “uauuuuu” quando ela gosta de alguma coisa. Ao receber pela primeira vez o seu aparelho auditivo, ele começa a perceber quando pode ouvir sons ou não. Com isso, ele começa a entender as diferenças entre os sons e como eles têm diferentes significados.

Além de reconhecer, ele pode começar a imitar sons diferentes e a entender palavras ou frases que diferem em comprimento, tom, volume ou ritmo. Aqui estão cinco dicas para ajudar seu filho a relacionar o significado com os sons que ele ouve:

1: Utilize todas as oportunidades para conversar com seu filho durante as rotinas diárias. Isso dá uma exposição repetida a palavras e frases significativas nas mesmas atividades todos os dias.

2: Converse com seu filho em um tom atraente, cantando a voz pois há mudanças no ritmo e no tom. Use expressões faciais naturais, objetos reais e brinquedos para garantir que as atividades de escuta sejam significativas.

3: Incentive-o a se revezar na interação. Olhe com expectativa para ele para mostrar que é a vez dele falar e motive-o a copiar os sons ou palavras.

4: Use Ênfase Acústica para enfatizar palavras importantes ou sons em seu discurso.

5: Forneça opções durante as atividades diárias para incentivar seu filho a usar a vocalização para mostrar o que deseja. Por exemplo: “Você quer suco de laranja ou leite?” quando pedir ao seu filho para escolher o café da manhã.

Por fim, aqui estão duas ótimas atividades que você pode fazer para ajudar seu filho a entender o significado de sons diferentes.

1: Fazer limonada

Enquanto estiver fazendo o suco, use palavras simples e repetitivas e ênfase acústica para enfatizar palavras importantes. Use muitas palavras de ação (por exemplo, cortar, apertar, empurrar), nomeando e localização as palavras (por exemplo, em, sobre, sob) para construir o vocabulário do pequeno.

  • “Aperte o limão na tigela.”
  • “Vamos cortar mais limão para colocar na jarra. Cortar, cortar, cortar.”

2: Cante rimas

Introduza rimas e músicas com ritmos diferentes, com brinquedos ou adereços diferentes. Por exemplo, com a música “ Seu Lobato”, cante os nomes dos animais e use seus sons, e então mostre e brinque com o brinquedo animal associado ao seu filho.

  • “Seu lobato tinha um sitio, ee aa ee aa ooooo”. Incentive seu filho a cantar ou cantarolar junto com você!

Lembre-se de que a oportunidade de fazer o seu filho relacionar os sons que ouve a objetos ou ações pode ser de curto período. As crianças precisam de muita repetição para aprender. Converse com ele SEMPRE usando palavras-chave importantes!

 

via Blog Med-El

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *